sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

" Imagens em movimento da sala de aula: A proposta de análise do BFI - BRITISH FILM INSTITUTE, de Ilana Eleá Santiago. Disponível em http://www.tvbrasil.org.br/ salto para o futuro acesso em 28 de Janeiro 2011

A obra de Ilana Santiago desde o título já demonstrou que a primeira sugestão para a realização de trabalho, dessa forma o professor pode passar um pequeno questionário para formular perguntas aos alunos de modo como eles organizam seu tempo em relação com as diferentes mídias e as TVs.
Vale lembrar que parte do interesse dos alunos a ocupação do espaço pedagógico para o estudo de obras de menor valor cultural. É importante que o professor faça julgamentos com preferências juvenis para se aventurar na descoberta de televisão pelos olhos dos alunos.
A educação para imagens realizada pelo BFI, desenvolveu oito técnicas principais como base que denominam de "Horing imagens in the classroom" (Imagens em movimento em sala de aula), essas técnicas abordam o estudo analítico das linguagens encontradas nas imagens em sala de aula.
Na primeira técnica "Freeze Frame", os alunos assistem a um programa televiso parando cena por cena. São levantadas discussões sobre elementos das imagens que contribuem para criar significados e posições dos elementos.
Na técnica "Sound and Image", o professor cobre a tela, aumenta o som e pede para que os alunos ouçam os sons muito atentamente. Os jovens percebem que os sons, sobretudo a música podem regular a dramaticidade de um texto audiovisual e estabelecer a sua identidade de gênero como comédia, aventura, etc.
O movimento "Top and Iail" tem como função mostrar os créditos e tentar extrair todas as informações possíveis do texto, seus autores e diretores.
Em "Generic Iranslation", os alunos transformam o texto de uma imagem em movimento (documentário, cena de filme) em um gênero adaptado para o universo impresso (artigo de jornal poesia).
A ultima técnica "Simulation", sintetiza todo o trabalho feito nas fases anteriores. A turma é dividida em grupos que serão responsáveis por assumir o papel de produtos de um programa audiovisual cada equipe terá como tarefa modificar o produto para uma faixa etária diferente, vender o texto para um público destinto do original e produzir um texto alternativo.
Estas suas.gestões deixadas ao longo desse texto podem servir como idéias novas que os professores já desenvolvem em suas aulas.

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